Depende.
Se for com pagamento a vista, o processo será de uma forma, já com pagamento envolvendo um financiamento o processo será de outra forma, mas bem parecido.
Para facilitar o entendimento, vamos enumerar as etapas em ordem cronológica. As etapas abaixo são referentes ao momento em que encontramos um comprador interessado em comprar seu imóvel.
Etapa 1
Proposta Comercial: Esse é o momento em que comprador e vendedor negociarão o valor final de venda do imóvel e a forma como será feita esse pagamento, se a vista ou financiado.
Com essa parte comercial acertada, vamos para o próximo passo.
Etapa 2
Assinatura do Instrumento Particular de Compromisso de Compra e Venda: Nesse contrato o comprador se compromete a pagar ao vendedor o preço acordado na etapa anterior, pelo imóvel em questão, e o vendedor se compromete a entregar a posse do imóvel após o pagamento. Além disso, constará prazos e uma série de documentos a serem apresentados pelo vendedor para apreciação do comprador. Com esse contrato assinado, haverá o pagamento de um sinal e princípio de pagamento e com essa etapa concluída, vamos para o próximo passo.
Etapa 3
Verificação e análise, por parte do comprador, dos documentos do vendedor e do imóvel, listados no Contrato da etapa anterior. Com a documentação toda certa, pode haver nesse momento um pagamento intermediário.
Com a conclusão dessa etapa, há nesse momento uma bifurcação sobre os próximos passos. Essa bifurcação se deve à forma de pagamento. No caso de um pagamento a vista, será um caminho, mas se for um pagamento com financiamento, será outro caminho.
Etapa 4
Com pagamento a vista:
Neste caso, após a análise por parte do comprador da documentação demandada no contrato da Etapa 2, podemos agendar a assinatura da escritura pública no cartório. Normalmente um cartório de escolha do comprador.
Será nesse momento, no cartório, que o comprador deverá pagar o saldo devido e, com isso, completar os 100% do valor acertado. Com esse recebimento (que pode ser via TED ou cheque administrativo), se dá por concluída a venda do imóvel.
Via de regra, o cartório onde foi assinada a escritura encaminhará essa escritura pública de compra e venda para ser registrada na matrícula do imóvel, no cartório de registro de imóveis.
Etapa 4.1
Com pagamento financiado:
Neste caso, o banco que financiará parte do preço do imóvel ao comprador é quem também analisará a parte dessa documentação. Com a documentação toda acertada o banco fornecerá o contrato do financiamento. Isso pode demorar algumas semanas.
O contrato do financiamento tem a mesma força que a escritura pública, portanto não há a ida ao cartório para assinar a escritura pública de compra e venda, mas sim a ida ao banco para assinar esse contrato do financiamento. Como esse momento é a etapa final, é aqui que o comprador conclui os pagamentos que fará com os recursos próprios.
Etapa 4.1.2
Com o contrato do financiamento assinado pelo comprador e pelo vendedor, esse documento é levado ao cartório de registro para ser registrada essa compra/ venda na matrícula do imóvel. Esse processo de registro leva até uns 10 dias.
Após esses dias, a matrícula com essa atualização da compra/ venda é levada de volta ao banco e este fará o pagamento do valor financiado ao vendedor em um prazo de até 2 ou 3 dias a contar do recebimento dessa matrícula.
Aqui na Casa Itahy tentamos descomplicar esse processo que muitas vezes parece extremamente complexo.
Mas a notícia boa é que em toda essa jornada e em todas essas etapas a Casa Itahy, juntamente com nosso corpo jurídico, estaremos ao seu lado, esclarecendo, acompanhando e orientando para que tudo aconteça da forma mais suave, tranquila e transparente possível.
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